Na nossa vida diária, temos
necessidade de fazer inúmeros cálculos. Contudo, em grande parte deles não recorremos
ao papel e ao lápis, antes são realizados mentalmente. Mesmo no cálculo
escrito, somos chamados a fazer uso de um intenso cálculo mental. Alguns autores
afirmam que, graças ao cálculo mental, os alunos se familiarizam com os números
e podem explorar rapidamente diferentes caminhos de resolução dos problemas,
encorajando-os a não recorrer imediatamente a certos algoritmos confiáveis, mas
que necessitam de maior tempo para resolução.
Os processos do cálculo mental são
diferentes dos que são usados nos algoritmos escritos. Os procedimentos de
cálculo mental se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas
propriedades das operações, e colocam em ação diferentes tipos de escrita
numérica, assim como diferentes relações entre os números, permitindo maior
flexibilidade de calcular, bem como maior segurança e consciência na realização
e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de
enfrentar problemas.
Há quem acredite que o importante do
cálculo mental é fazer a conta bem depressa, mas é bobagem querer competir com
a calculadora. As vantagens são outras. Ao fazer a conta de cabeça, o estudante
percebe que há caminhos diversos na resolução de um mesmo problema. É pelo
cálculo mental que ele também aprende a realizar estimativas (ler uma conta e
imaginar um resultado aproximado) e percebe as propriedades associativa (une
dezena com dezena, unidade com unidade e assim por diante) e de decomposição
(nota que 10 = 5 +5, entre outras possibilidades). Isso tudo sem precisar
conhecer esses termos.
Os professores precisam trazer essa
habilidade para a sala de aula, os
alunos já sabem fazer conta de cabeça, o professor só precisa descobrir as
estratégias que eles usam e mostrar outras, a turma vai se sair bem melhor nos
cálculos escritos. A base são as situações-problema, questões como a
distribuição, verificar se os alunos compreenderam os valores em jogo e o que
essa operação implicará, Como eles imaginam que o problema será solucionado, Compreendida
a proposta, cada um procura as próprias estratégias para chegar ao resultado.
Depois, é hora de compartilhar os valores encontrados e discutir as táticas
usadas.
Bibliografia:
Disponível
em: http://matpedan.blogspot.com.br/2012/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html. Acesso em 04/11/13
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