Conceitos teóricos sobre Desenvolvimento Infantil
Jean
Piaget
(1896-1980)
Desenvolvimento Humano: O conhecimento é construído através da interação do
sujeito com seu meio.
Motricidade: Considerando 4
períodos no processo evolutivo da espécie humana, no decorrer da faixa etária.
Linguagem e Cognição: A criança adquire sua
linguagem através, da experiência com o meio físico e de forma interacionista.
Lev Vygotsky
(1896 – 1934)
Desenvolvimento Humano: adquire conhecimentos a partir de relações intra e
interpessoais e de troca com o meio, ZDP (Zona de Desenvolvimento Pessoal).
Motricidade:É a educação do
movimento com atuação sobre o intelecto, funções neufisiológicas e psíquicas.
Linguagem e Cognição: as atividades cognitivas do indivíduo decorrente de sua
história social.
Henri Wallon
(1879 - 1962)
Desenvolvimento Humano:A criança é
emocional, regida pela afetividade.
Motricidade:ajudar a afetividade
a expandir-se, e a do intercâmbio com o ambiente humano.
Linguagem e Cognição:centrada, na
psicogênese da pessoa completa, Tratando de temas como emoção, movimento,
formação da personalidade, e tantos outros.
Maria Montessori
(1870 -1952)
Desenvolvimento: A
criança é um ser completo, que necessita apenas de instrução para se adaptar ao
meio em que vive.
Motricidade: a criança aprende
melhor sendo livre, para descobrir por si só, do que pela imposição do
conhecimento.
Linguagem e Cognição: desenvolveu materiais didáticos
que despertassem interesse, o aprendizado procura desenvolver a disciplina e a
autoconfiança.
Rudolf
Steiner Waldorf
(1861 - 1925)
Desenvolvimento:Enfoca o ser humano
como ente físico, anímico e espiritual, e capacidades que ao longo do tempo se
desenvolverão.
Motricidade: visam ir ao encontro
das necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento físico, emocional e
cognitivo.
Linguagem e Cognição: Nessa concepção predomina o
exercício e desenvolvimento de habilidades e não de mero acúmulo de
informações.
Celestin Freinet
( 1896 -1966)
Desenvolvimento:Respeitava a essência
do homem como ser livre e pensante,e criar situações para o desenvolvimento de
cada ser humano.
Motricidade:buscava formas
alternativas de ensino, não conseguia se
adaptar a forma tradicional, sempre se manteve aberto a todas as
experiências.
Linguagem e Cognição:Na proposta
pedagógica de Freinet, a interação professor-aluno é essencial para a
aprendizagem.
O professor é um elo muito forte nessa
corrente da aprendizagem, pois se ele possuir os instrumentos certos para
promover a arte do saber pensar, seu aluno desejará o conhecimento para
usufruir em benefício próprio e no decorrer da vida profissional.
Bibliografia
CARRARA, Kester. Introdução à
Psicologia. São Paulo, Avercamp, 2004 (pg. 99 e 329).
Disponível em
<www.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_aprendizagem> Acessado em 14/09/2012.
Disponível em
<www.recantodasletras.uol.com.br/artigos/2168229 >
Acessado 25/10/2012.
Disponível em
<www.webartigos.com/articles/20341/1/Contribuicao-da-Psicanalise-Freudiana-na-Educacao./pagina1.html>
Acessado em 10/08/2012.
Disponível
em:<http://upedagogas.blogspot.com.br/ Acesso em 15/11/2012
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