domingo, 29 de setembro de 2013

Conceitos teóricos sobre Desenvolvimento Infantil


Jean Piaget
 (1896-1980)
Desenvolvimento Humano: O conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio.
Motricidade: Considerando 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana, no decorrer da faixa etária.
Linguagem e Cognição: A criança adquire sua linguagem através, da experiência com o meio físico e de forma interacionista.

Lev Vygotsky
(1896 – 1934)
Desenvolvimento Humano: adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, ZDP (Zona de Desenvolvimento Pessoal).
Motricidade:É a educação do movimento com atuação sobre o intelecto, funções neufisiológicas e psíquicas.
Linguagem e Cognição: as atividades cognitivas do indivíduo decorrente de sua história social.

Henri Wallon
(1879 - 1962)
Desenvolvimento Humano:A criança é emocional, regida pela afetividade.
Motricidade:ajudar a afetividade a expandir-se, e a do intercâmbio com o ambiente humano.
Linguagem e Cognição:centrada, na psicogênese da pessoa completa, Tratando de temas como emoção, movimento, formação da personalidade, e tantos outros.

Maria Montessori
(1870 -1952)
Desenvolvimento: A criança é um ser completo, que necessita apenas de instrução para se adaptar ao meio em que vive.
Motricidade: a criança aprende melhor sendo livre, para descobrir por si só, do que pela imposição do conhecimento.
Linguagem e Cognição: desenvolveu materiais didáticos que despertassem interesse, o aprendizado procura desenvolver a disciplina e a autoconfiança.

Rudolf  Steiner Waldorf
(1861 - 1925)
Desenvolvimento:Enfoca o ser humano como ente físico, anímico e espiritual, e capacidades que ao longo do tempo se desenvolverão.  
Motricidade: visam ir ao encontro das necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Linguagem e Cognição: Nessa concepção predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não de mero acúmulo de informações.

Celestin Freinet
    ( 1896 -1966)
Desenvolvimento:Respeitava a essência do homem como ser livre e pensante,e criar situações para o desenvolvimento de cada ser humano.
Motricidade:buscava formas alternativas de ensino,  não conseguia se adaptar a forma tradicional, sempre se manteve aberto a todas as experiências. 
Linguagem e Cognição:Na proposta pedagógica de Freinet, a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem.

O professor é um elo muito forte nessa corrente da aprendizagem, pois se ele possuir os instrumentos certos para promover a arte do saber pensar, seu aluno desejará o conhecimento para usufruir em benefício próprio e no decorrer da vida profissional.


Bibliografia
CARRARA, Kester. Introdução à Psicologia. São Paulo, Avercamp, 2004 (pg. 99 e 329).
   Disponível em <www.pbh.gov.br/smed/cape/artigos/textos/cesar > Acessado em 25/09/2012.
Disponível em <www.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_aprendizagem> Acessado em 14/09/2012.
Disponível em <www.recantodasletras.uol.com.br/artigos/2168229 >
Acessado 25/10/2012.
Disponível em <www.webartigos.com/articles/20341/1/Contribuicao-da-Psicanalise-Freudiana-na-Educacao./pagina1.html> Acessado em 10/08/2012.
Disponível em:<http://upedagogas.blogspot.com.br/ Acesso em 15/11/2012

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