Materiais para ensinar diferentes conteúdos
de Matemática
Contos e
histórias para ensinar matemática
Avental
Matemático
6
ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá
um olhou
pra mim piscou, piscou e fugiu dali.
5
ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá
um olhou
pra mim abanou a orelha e fugiu dali.
4
ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá
um olhou
pra mim rebolou, rebolou e fugiu dali.
3
ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá
um olhou
pra mim pôs a mão na boca e fugiu dali.
2
ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá
um olhou
pra mim coçou o nariz e fugiu dali.
1 ratinho
escondido faz bagunça atrás do sofá
ele olhou
pra mim, mostrou a língua e fugiu dali.
Numerais
para a história "Branca de Neve e os sete anões"
Recortar
e deixar as crianças ordenarem a história;
Recortar,
distribuir as partes e deixar as crianças recriarem o sítio...
Luva
"Cinco patinhos"
Pode ser
utilizada para cantar ou para contar a história do
"Patinho
feio"
Material
dourado
O
material é composto de cubinhos (unidade) , barras (dezenas), placas (centena)
e um cubo grande (unidade de milhar). Ele também pode ser feito de forma
planificada para ser exposta no quadro, para melhor visualização dos alunos.
Útil
para: Explorar o sistema de numeração decimal, operações aritméticas, frações e
decimais.
Material
Cuisenaire
É
composto de barras em forma de prismas quadrangulares, feitas de madeira, com
cores padronizadas. Os comprimentos variam de 1 em 1 centímetro, indo de 1 a
10.
Útil
para: explorar sequência numérica, frações ( o aluno identifica as relações
entre a parte e o todo); coordenação motora, memória; análise e síntese;
constância de percepção de forma, tamanho e cores.
Blocos
lógicos
Esse
material concreto é composto de 48 peças divididas em cores (amarelo, azul e
vermelho), faces (circulares, quadradas, triangulares e retangulares), tamanhos
(grande e pequeno) e espessuras (fino e grosso). Eles podem ser feitos de
madeira ou cartolinas, sem medidas padronizadas. Útil para: estimular as
primeiras operações lógicas, com correspondência, classificação e sequência.
Tangran
Antigo
jogo chinês com sete peças: um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos
(dois grandes, dois pequenos e um médio), formando um quebra-cabeça. A
configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições,
tornando-o um criativo material didático. Pode ser útil no desenvolvimento do
raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial
e análise de figuras); e exercitar as relações espaciais e as estratégicas de
resolução de problemas.
ÁbacoUm dos
primeiros dispositivos de cálculo aritmético criado pelo homem, desenvolvido em
diferentes países, como a China. Consiste em uma moldura retangular com fileiras
de arames. Cada fileira corresponde a uma classe decimal (unidades, dezenas,
etc.) e nelas estão os elementos de contagem (como bolas ou contas) que
deslizam pelos arames. Ensina conceitos de adição, subtração, multiplicação,
divisão e números decimais.
Geoplano
Fácil de
fazer, ele pode ser utilizado no ensino de geometria plana, frações, simetria e
semelhanças, das séries iniciais até o ensino médio.
Dinheiro
como material didático
A
vantagem do uso do dinheiro de brinquedo é que ele tem forte presença na vida
social, o que torna o brinquedo significativo para os alunos. Usa-se o dinheiro
como material didático, com função similar à do material dourado, isto é, ele é
empregado para representar a escrita de números em nosso sistema decimal e
permitir a compreensão dos algoritmos. Se for utilizar o dinheiro para
representar unidades, dezenas e centenas não servem quaisquer cédulas e moedas,
devem ser usadas, apenas, as cédulas de 1, 10 e 100 reais (ou outra unidade
monetária real ou fictícia).
Coleções
Estudos
de comportamento comprovam que as crianças que tem ou mantêm uma coleção como
passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais
curiosas, tem autoestima mais elevada, valorizam mais as coisas, aceitam mais
desafios e são mais seguras de si que as demais que não cultivam esse hábito.
Começar uma coleção é uma boa maneira de aprender a contar, escrever e ler os
números. Ao reunir a maior quantidade e variedade de peças, as crianças entram
em contato com grandezas cada vez maiores e progridem nas habilidades de
contagem e sobre contagem. Com coleções também é possível trabalhar a contagem
periódica de objetos, a produção de notações numéricas, a resolução de
problemas das quatro operações, comparação de diferentes procedimentos utilizados
e o contato com a sequência numérica, trabalhar com tabelas e gráficos (ex.:
análise de quantos elementos cada aluno tem).
Material
concreto
O que
podem ser trabalhado -
Jogos
Bolas de
gude:
Sistema
de medidas, contagem, comparação
Coleções,
jogos, contagem, peso.
Dados:
Memorização,
concentração, comparação, par, ímpar
Jogo
convencional, contagem das peças, pares.
Jogo da
tartaruga etc..
Para o
ensino da Matemática não existe um único, ou melhor, caminho a ser trilhado
pelo professor. O importante é conhecer diversas técnicas de sala de aula para
criar um programa de acordo com as condições de cada turma e escola. Dentre
elas, há algumas notadamente eficientes.
Referências:
http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/numeros-decimais-adicao-subtracao.htmNúmeros
decimais: adição e subtração.
http://begssie.blogspot.com.br/p/matematica.htm
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