sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Materiais para ensinar diferentes conteúdos de Matemática

Contos e histórias para ensinar matemática

Avental Matemático

6 ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá

um olhou pra mim piscou, piscou e fugiu dali.


5 ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá

um olhou pra mim abanou a orelha e fugiu dali.


4 ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá

um olhou pra mim rebolou, rebolou e fugiu dali.


3 ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá

um olhou pra mim pôs a mão na boca e fugiu dali.


2 ratinhos escondidos fazem bagunça atrás do sofá

um olhou pra mim coçou o nariz e fugiu dali.


1 ratinho escondido faz bagunça atrás do sofá

ele olhou pra mim, mostrou a língua e fugiu dali.



Numerais para a história "Branca de Neve e os sete anões"

Recortar e deixar as crianças ordenarem a história;

Recortar, distribuir as partes e deixar as crianças recriarem o sítio...



Luva "Cinco patinhos"

Pode ser utilizada para cantar ou para contar a história do

"Patinho feio"


Material dourado

O material é composto de cubinhos (unidade) , barras (dezenas), placas (centena) e um cubo grande (unidade de milhar). Ele também pode ser feito de forma planificada para ser exposta no quadro, para melhor visualização dos alunos.
Útil para: Explorar o sistema de numeração decimal, operações aritméticas, frações e decimais.


Material Cuisenaire

É composto de barras em forma de prismas quadrangulares, feitas de madeira, com cores padronizadas. Os comprimentos variam de 1 em 1 centímetro, indo de 1 a 10.
Útil para: explorar sequência numérica, frações ( o aluno identifica as relações entre a parte e o todo); coordenação motora, memória; análise e síntese; constância de percepção de forma, tamanho e cores.


Blocos lógicos

Esse material concreto é composto de 48 peças divididas em cores (amarelo, azul e vermelho), faces (circulares, quadradas, triangulares e retangulares), tamanhos (grande e pequeno) e espessuras (fino e grosso). Eles podem ser feitos de madeira ou cartolinas, sem medidas padronizadas. Útil para: estimular as primeiras operações lógicas, com correspondência, classificação e sequência.


Tangran
Antigo jogo chinês com sete peças: um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos (dois grandes, dois pequenos e um médio), formando um quebra-cabeça. A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material didático. Pode ser útil no desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras); e exercitar as relações espaciais e as estratégicas de resolução de problemas.


ÁbacoUm dos primeiros dispositivos de cálculo aritmético criado pelo homem, desenvolvido em diferentes países, como a China. Consiste em uma moldura retangular com fileiras de arames. Cada fileira corresponde a uma classe decimal (unidades, dezenas, etc.) e nelas estão os elementos de contagem (como bolas ou contas) que deslizam pelos arames. Ensina conceitos de adição, subtração, multiplicação, divisão e números decimais.


Geoplano

Fácil de fazer, ele pode ser utilizado no ensino de geometria plana, frações, simetria e semelhanças, das séries iniciais até o ensino médio.


Dinheiro como material didático

A vantagem do uso do dinheiro de brinquedo é que ele tem forte presença na vida social, o que torna o brinquedo significativo para os alunos. Usa-se o dinheiro como material didático, com função similar à do material dourado, isto é, ele é empregado para representar a escrita de números em nosso sistema decimal e permitir a compreensão dos algoritmos. Se for utilizar o dinheiro para representar unidades, dezenas e centenas não servem quaisquer cédulas e moedas, devem ser usadas, apenas, as cédulas de 1, 10 e 100 reais (ou outra unidade monetária real ou fictícia).


Coleções

Estudos de comportamento comprovam que as crianças que tem ou mantêm uma coleção como passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, tem autoestima mais elevada, valorizam mais as coisas, aceitam mais desafios e são mais seguras de si que as demais que não cultivam esse hábito. Começar uma coleção é uma boa maneira de aprender a contar, escrever e ler os números. Ao reunir a maior quantidade e variedade de peças, as crianças entram em contato com grandezas cada vez maiores e progridem nas habilidades de contagem e sobre contagem. Com coleções também é possível trabalhar a contagem periódica de objetos, a produção de notações numéricas, a resolução de problemas das quatro operações, comparação de diferentes procedimentos utilizados e o contato com a sequência numérica, trabalhar com tabelas e gráficos (ex.: análise de quantos elementos cada aluno tem).



Material concreto

O que podem ser trabalhado -

Jogos

Bolas de gude:

Sistema de medidas, contagem, comparação
Coleções, jogos, contagem, peso.

Dados:

Memorização, concentração, comparação, par, ímpar
Jogo convencional, contagem das peças, pares.

Jogo da tartaruga etc..


Para o ensino da Matemática não existe um único, ou melhor, caminho a ser trilhado pelo professor. O importante é conhecer diversas técnicas de sala de aula para criar um programa de acordo com as condições de cada turma e escola. Dentre elas, há algumas notadamente eficientes.






Referências:


http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/numeros-decimais-adicao-subtracao.htmNúmeros decimais: adição e subtração.


http://begssie.blogspot.com.br/p/matematica.htm


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