MULTIPLICAÇÃO e DIVISÃO
A multiplicação é uma operação que pode estar
associada à ideias de juntar quantidades iguais ou à ideia combinatória. Os
termos da multiplicação chamam-se fatores e o resultado da operação, produto. O
1º fator é também conhecido como multiplicando e o 2º, como multiplicador.
Técnicas
Operatórias
Exemplo 01
Multiplicando Multiplicador Produto
5.2 = 10
|
Exemplo
02 13,25 - 2 ordens decimais x 50,7 - 1 ordem decimal + 9275 6625 671,775 - 3 ordens decimais Seiscentos e setenta e um inteiros, setecentos e Setenta e cinco milésimos (leitura por extenso). Exemplo 03 4567 - Multiplicando x 8,09 - Multiplicador + 41103 - 1º P. Parcial 36536 _ - 2º P. Parcial 36947,03 - Produtos Finais 3 - Centésimo 0 - Décimo 7 - Unidades Inteira ou Simples 4 - Dezena 9 - Centena 6 - Unidade de Milhar 3 - Dezena de Milhar Fonte:http://adasantanna.vilabol.uol.com.br/ |
A classificação da multiplicação e da divisão
Assim
como no campo aditivo, os problemas do campo multiplicativo foram divididos em
categorias pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud. Com essa organização, é
possível trabalhar os conceitos de multiplicação e divisão já nos primeiros
anos do Ensino Fundamental.
Até o 5º
ano do Ensino Fundamental, é importante trabalhar com três conceitos do campo
multiplicativo: a proporcionalidade, a organização retangular e a combinatória.
Proporcionalidade,
a criança percebe a regularidade entre elementos de uma tabela - se um pacote
tem 5 figurinhas, 2 pacotes têm 10, 3 pacotes têm 15 etc. - e deve também ter
oportunidade de constatar a ideia da proporcionalidade inversa (fenômeno da
diminuição proporcional de um dos elementos com o aumento do outro.
Exemplo:
uma caixa-d’água tem seu volume diminuído pela metade a cada semana. Quanto
tempo levará para chegar a 1/8 de sua capacidade total? Nessa lógica, (quanto
maior o tempo, menor é o resultado obtido).
Organização retangular - também
conhecida como análise dimensional ou produto de medidas - pode ter mais
questões de seu potencial de complexidade tratadas nas séries iniciais. Algumas
propostas envolvem o desafio de descobrir a área de uma superfície, quantas
peças cabem em um tabuleiro, o número de casas ou de uma casa específica em
jogos com tabelas numéricas. "É comum à criança não entender de início que
um retângulo de três fileiras e quatro linhas tenha o mesmo número de casas que
um de quatro fileiras e três linhas", explica Ana Ruth Starepravo,
educadora http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/09/mais-de-120-atividad.
htmle pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). "Familiarizar-se
com essa noção é importante para o campo multiplicativo e para a geometria e a
percepção do espaço", argumenta.
Combinatório - conteúdo
antes reservado às turmas do Ensino Médio - ganha lugar nas séries iniciais. Os
desafios que desenvolvem combinação são adaptados para ficar ao alcance do
entendimento dos alunos menores. No início, a garotada geralmente faz
representações usando desenhos ou identificando, com outras notações, elemento
por elemento no papel e, somente depois, faz a contagem.
Essa
estratégia é útil e importante para a compreensão da operação, mas, quando
diferentes maneiras de calcular são discutidas pelo grupo e validadas pelo
professor e a grandeza dos números envolvidos cresce, é hora de sistematizar o
conhecimento. "É preciso dar conta das ideias que estão por trás do
concreto", explica Esther Pillar Grossi, doutora em psicologia da
inteligência e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da
Pesquisa e Ação (Geempa), em Porto Alegre. "É importante ter algo que
possa ser generalizado, um conhecimento já incorporado e que possa ser usado
sem ser preciso inventar uma estratégia a cada problema."
EXEMPLO
|
OBSERVAÇÃO
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VARIAÇÕES
|
Proporcionalidade
|
||
Na festa de aniversário de Carolina, cada criança
levou 2 refrigerantes. Ao todo, 8
crianças compareceram à festa. Quantos refrigerantes havia?
|
|
Oito
crianças levaram 16
refrigerantes ao aniversário de Carolina. Se todas as crianças levaram a
mesma quantidade de bebida, quantas garrafas levou cada uma?
Numa festa foram levados 16 refrigerantes pelas crianças e cada uma delas levou 2 garrafas. Quantas crianças havia? Quatro crianças levaram 8 refrigerantes à festa. Supondo que todas levaram o mesmo número de garrafas, quantos refrigerantes haveria se 8 crianças fossem à festa? |
Marta tem 4 selos.
João tem 3 vezes mais do que ela. Quantos
selos tem João?
|
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João
tem 12 selos
e Marta tem a terça parte da quantidade do amigo. Quantos selos tem Marta?
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Organização
Retangular
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Um
salão tem 5
fileiras com 4
cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras há nesse salão?
|
|
Um salão tem 20
cadeiras, com 4 delas em cada fileira. Quantas fileiras há no total?
Um salão tem 20 cadeiras distribuídas em colunas e fileiras. Como elas podem ser organizadas? |
Combinatória
|
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Uma menina tem 2 saias
e 3 blusas de cores diferentes. De
quantas maneiras ela pode se arrumar combinando as saias e as blusas?
|
|
Uma menina pode combinar suas saias e blusas de
6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 2 saias,
quantas blusas ela tem?
Uma menina pode combinar suas saias e blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 3 blusas, quantas saias ela tem? |
Consultoria
Célia Maria Ccarolino Pires, coordenadora da Pós-graduação em Educação
Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e
Priscila Mmonteiro, formadora do programa Matemática É D+
Ilustrações: Carlo Giovani |
A possibilidade de mudança no ensino se baseia principalmente na Teoria
dos Campos Conceituais, do psicólogo francês Gérard Vergnaud, que teve suas
primeiras inserções no Brasil no fim dos anos 1980. O pesquisador diferencia o
campo aditivo do campo multiplicativo, identificando as particularidades de
cada uma das áreas, mas também ressaltando o que elas têm em comum: as
operações não são estanques - não se pode descolar a adição da subtração, assim
como não se separa a multiplicação da divisão, e não há somente um caminho para
solucionar os problemas matemáticos.
Multiplicação
nas séries iniciais
É interessante
trabalhar a multiplicação sempre em situações-problema para que os alunos
tenham a oportunidade de reconhecer o uso dessa operação em diferentes
situações.
A construção
dos fatos fundamentais (tabuada) pode ser feita com o material Cuisenaire, o
papel quadriculado, ábaco, cartaz de pregas, etc..
Esperamos que
os nossos alunos, com o tempo, memorizem a tabuada, mas como consequência de um
entendimento do que ela significa e com a sua utilização em atividades
diversificadas, por isso falamos sempre em construção da tabuada.
A multiplicação nas 3ª e 4ª séries
É importante
trabalhar, nessas séries, também as propriedades da multiplicação, utilizando
materiais e papel quadriculado.
DIVISÃO
A
operação divisão está ligado à ideia de repartir uma quantidade em partes
iguais e à ideia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra. A
divisão é a operação inversa da multiplicação. Os termos da divisão chamam-se
dividendo e divisor e, o resultado da operação, quociente.
Técnicas Operatórias
Exemplo 01
Dividendo Divisor Quociente
8 : 4 = 2
|
Exemplo 02
46,87 |5,2
1) Igualar as casas decimais do dividendo
e/ou divisor, acrescentando com Zeros (0)
onde for o caso.
2) Cortar as vírgulas e efetuar a operação.
Dividendo
46,87 |5,20 - Divisor
- 468 9,01 - Quociente
0700
- 520
180 - Resto
|
Exemplo 03
783,5 |8,16
78350 |816
- 7344 96,01
4910
- 4896
1400
- 816
584
|
Exemplo 04
7,36 |0,5
736 |50
-50 14,72
236
-200
360
-350
100
-100
0
|
Exemplo 05
435 |762
4350 |762
-3810 0,57
5400
-5334
66
|
Exemplo 06
10201 |101
- 101 101
101
- 101
0
Fonte:http://adasantanna.vilabol.uol.com.br/
|
Referências:
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http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-divisao-1-3a-serie-429423.shtmlhttp://www.youtube.com/results?search_query=matematica+é+d%2B&aq=f
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