O Tangram é um antigo quebra-cabeças chinês cuja origem se remonta a uma época desconhecida. O livro mais antigo com figuras de tangram data de 1813.
Popular na China com os nomes de "quadrado mágico", "tabela da sabedoria" e "tabela da sagacidade", o tangram é composto por sete peças, as quais são o resultado da partição de um quadrado. As sete peças são: 2 triângulos grandes, 1 menor, 2 triângulos pequenos, 1 paralelogramo e 1 quadrado. Com esses simples elementos podem-se formar infinitas figuras.
É um passatempo para crianças e adultos, e além disso, o tangram possui notáveis possibilidades pedagógicas. Com as crianças pode ser utilizado para reconhecimentos da formas e dos significados e no ensino do aproveitamentos dos espaços. O tangram estimula o desenvolvimento da imaginação e de habilidades matemáticas.
Pode ser feito com as crianças em diversos materiais: papel, cartolina, emborrachado, etc. Também é comercializado em madeira pintada.
VARIEDADE DE TANGRAN
coelhos
BIBLIOGRAFIA
CERULLO, Maria Inez de Castro. SHIRAHIGE, Maria Tomier. CHACUR, Regina Maria. Ponto de Partida: alfabetização matemática. 1º ano: ensino fundamental. 1 ed.- São Paulo: Editora Sarandi, 2008. (Coleção Ponto de Partida) Manual do Professor.
APOSTILA DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE ENSINO PUERI DOMUS 5º ANO.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2443-6.pdfacesso em 15/09/2012
http://www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg acesso em 07/09/2012
http://www.youtube.com/watch?v=ZXLDJ13lCBg acesso em 07/09/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário