Matemática - é uma ciência exata considerada complexa, criada para resolver problemas de forma prática e para determinar o possível e o impossível nas questões que envolvem a lógica e precisam do raciocínio.
- presente,desde as primeiras invenções do homem era usada como forma de comunicação para realizar comercializações como a contagem por nossos antepassados .
- Com a evolução passa a ser usada:
• Na navegação pelos mares, etc.
- No decorrer da história da humanidade,a matemática foi construída dando origem às ideias que formam nossa cultura com o seu desenvolvimento.
- Os primeiros passos foram dadas pelas culturas antigas que criaram a linguagem básica dos números e dos cálculos:
•
Mesopotâmia
•
Egito
• Grécia
• Grécia
Na
pré-história,
os homens que viviam em cavernas, usavam os dedos das mãos combinados com os
dos pés para fazerem contas.
Outras opções de contagem eram as marcas em ossos, pedras ou madeira,
ou até mesmo nós em cordas.
Mesopotâmia- As civilizações
antigas sofreram diversas invasões, o que trouxe para a cultura desses povos
muito conhecimento.
O sistema numérico tinha como base o valor sessenta e
até hoje temos a influência desse sistema em nossas unidades de tempo e medida
de ângulos.
Os
egípcios - tinham interesse pela
astronomia e estabeleceram um calendário solar.
Foram encontrados textos matemáticos escrito sem
papiros, onde haviam métodos de multiplicação e de divisão dos egípcios, que
usavam um sistema de numeração de agrupamento simples com base 10.
Grécia - Onde a matemática teve início por Tales e Pitágoras, que
viajaram para o Egito e para a Babilônia e fizeram algumas descobertas.
O oriente também
contribuiu para grandes
descobertas matemáticas, que geraram transformações no
ocidente, criando assim o mundo moderno.
Os
chineses- tinham um sistema
numérico simples, usavam gravetos para representar os números de 1 a 9,
colocados em colunas que indicavam unidades,
dezenas centenas, milhares e assim por diante, da mesma forma com a qual chamamos
de sistema de casas decimais.
A escrita dos
números era feita por símbolos especiais, mas não tinham o conceito do número
zero.
Na
índia- o sistema numérico
foi aperfeiçoado e além disso,os indianos criaram um número que eles
apresentaram ao mundo: o zero. Eles também geraram
números negativos através dos cálculos
com o número zero, pois pensavam nos números com a visão abstrata.
Enquanto o oriente avançava nos estudos e descobertas da
matemática, a Europa ficou estagnada. Somente no séculoXIII, liderada pela a Itália, a Europa
começou a explorar e a trocar informações com o oriente, o que trouxe a
expansão do conhecimento oriental para o ocidente.
A evolução da escrita numérica
A origem dos números
O sistema de numeração indo-arábico
Com o transcorrer dos séculos, a repetição de traços se tornou ineficiente e, finalmente, o sistema de numeração surgiu no Vale do Rio Indo – onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 (um).
Com o transcorrer dos séculos, a repetição de traços se tornou ineficiente e, finalmente, o sistema de numeração surgiu no Vale do Rio Indo – onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 (um).
Ele representava o homem
e sua unicidade. O segundo foi o 2 (dois), que representava a mulher da família
– a dualidade. Já o número 3 (três) significava muitos – a multidão. Na
sequência, vieram os demais números.
A invenção do zero (0)
Para representar a ausência de tudo,
os hindus também criaram um símbolo que expressa o vazio. Dessa forma, foi
resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas e
centenas, como 21 (vinte e um) e 201 (duzentos e um), entre outras.
Por fim, eles reuniram tudo isso e criaram um único sistema
numérico – no qual, o local onde o número se encontra determina seu valor –,
que foi assimilado e difundido pelos árabes, daí o nome indo-arábico.
Numeração Romano
Os romanos não inventaram
símbolos novos para representar os números; usaram as próprias letras do
alfabeto.
I tinha o valor 1.
V valia 5.
X representava 10 unidades.
L indicava 50 unidades.
C valia 100.
D valia 500.
M valia 1.000.
V valia 5.
X representava 10 unidades.
L indicava 50 unidades.
C valia 100.
D valia 500.
M valia 1.000.
Números no Sistema Decimal
0 - zero:
1 - um:
2 - dois:
3 - três:
4 - quatro:
5 - cinco:
6 - seis:
7 - sete:
8 - oito:
9 - nove:
Acima vemos dez números no sistema decimal com apenas um
Dígito.
Bibliografia:
—APOSTILA DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE ENSINO PUERI DOMUS 5º ANO.
—http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-matematica/historia-da-matematica-1.phphttps://www.google.com.br/search?q=sistema+de+numera%C3%A7%C3%A3o+dos+eg%C3%ADpcios&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZYxKUKOwEobU9ATUlYCoDQ&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1280&bih=880
Lorenzato Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática.
Editora
Autores Associados.
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