sexta-feira, 27 de setembro de 2013

História da Matemática


                 
Matemática - é uma ciência exata considerada complexa, criada para resolver problemas de forma prática e para determinar o possível e o impossível nas questões que envolvem a lógica e precisam do raciocínio.

  • presente,desde as primeiras invenções do homem era usada como forma de comunicação para realizar comercializações como a contagem por nossos antepassados .
  • Com a evolução passa a ser usada:
• Na medição do tempo;
• Na nossa posição no Universo;
• No mapeamento da terra;     
• Na navegação pelos mares, etc.
                                                              
  • No decorrer da história da humanidade,a  matemática foi construída dando origem às ideias que formam nossa cultura com o seu desenvolvimento.
  • Os primeiros passos  foram dadas pelas culturas antigas que criaram a linguagem básica dos números e dos cálculos:
• Mesopotâmia                                                
• Egito
• Grécia
                                                  
Na pré-história, os homens que viviam em cavernas, usavam os dedos das mãos combinados com os dos pés para fazerem contas.

Outras opções de contagem eram as marcas em ossos, pedras ou madeira, ou até mesmo nós em cordas.

Mesopotâmia- As civilizações antigas sofreram diversas invasões, o que trouxe para a cultura desses povos muito conhecimento. 
O sistema numérico tinha como base o valor sessenta e até hoje temos a influência desse sistema em nossas unidades de tempo e medida de ângulos.


 Os egípcios - tinham interesse pela astronomia e estabeleceram um calendário solar.
Foram encontrados textos matemáticos escrito sem papiros, onde haviam métodos de multiplicação e de divisão dos egípcios, que usavam um sistema de numeração de agrupamento simples com base 10.
                 

Grécia  - Onde a matemática teve início por Tales e Pitágoras, que viajaram para o Egito e para a Babilônia e fizeram algumas descobertas.
Os gregos tornaram a matemática uma ciência e Utilizavam métodos específicos para calcular.
     
                                                                         
O oriente  também contribuiu para grandes
descobertas matemáticas, que geraram transformações no ocidente, criando assim o mundo moderno.
Os chineses- tinham um sistema numérico simples, usavam gravetos para representar os números de 1 a 9, colocados em colunas que indicavam unidades, dezenas centenas, milhares e assim por diante, da mesma forma com a qual chamamos de sistema de casas decimais.
  A escrita dos números era feita por símbolos especiais, mas não tinham o conceito do número zero.


Na índia- o sistema numérico foi aperfeiçoado e além disso,os indianos criaram um número que eles apresentaram ao mundo: o zero. Eles também geraram números negativos através dos cálculos com o número zero, pois pensavam nos números com a visão abstrata.



Enquanto o oriente avançava nos estudos e descobertas da matemática, a Europa ficou estagnada. Somente no séculoXIII, liderada pela a Itália, a Europa começou a explorar e a trocar informações com o oriente, o que trouxe a expansão do conhecimento oriental para o ocidente.

                           

A evolução da escrita numérica

A origem dos números

O sistema de numeração indo-arábico
Com o transcorrer dos séculos, a repetição de traços se tornou ineficiente e, finalmente, o sistema de numeração surgiu no Vale do Rio Indo – onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 (um).
Ele representava o homem e sua unicidade. O segundo foi o 2 (dois), que representava a mulher da família – a dualidade. Já o número 3 (três) significava muitos – a multidão. Na sequência, vieram os demais números.

 A invenção do zero (0)
Para representar a ausência de tudo, os hindus também criaram um símbolo que expressa o vazio. Dessa forma, foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas e centenas, como 21 (vinte e um) e 201 (duzentos e um), entre outras.
 Por fim, eles reuniram tudo isso e criaram um único sistema numérico – no qual, o local onde o número se encontra determina seu valor –, que foi assimilado e difundido pelos árabes, daí o nome indo-arábico.


Numeração Romano

Os romanos não inventaram símbolos novos para representar os números; usaram as próprias letras do alfabeto.
tinha o valor 1.
V valia 5.
X representava 10 unidades.
L indicava 50 unidades.
C valia 100.
D valia 500.
M valia 1.000.                                              
                              

Números no Sistema Decimal
0 - zero:
 1 - um:
 2 - dois:
 3 - três:
 4 - quatro:
 5 - cinco:
 6 - seis:
 7 - sete:
 8 - oito:
 9 - nove:
Acima vemos dez números no sistema decimal com apenas um Dígito.


Bibliografia:

APOSTILA DE MATEMÁTICA DO SISTEMA DE ENSINO PUERI DOMUS 5º ANO.
Lorenzato Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Editora
Autores Associados.

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